Nas comemorações dos 60 anos da Universidade de Brasília (UnB), os órgãos de comunicação institucional – a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), a Secretaria de Comunicação (Secom) e a UnBTV – têm trabalhado de forma articulada na produção de peças de comunicação sobre a memória das seis décadas da Universidade, do projeto original ao momento contemporâneo. Assim, por meio de nossos veículos, vimos buscando estimular o engajamento da comunidade acadêmica na reflexão sobre o futuro da UnB, a partir do conhecimento do processo histórico, dos avanços, limites e dilemas da educação, ciência e cultura brasileiras.
Desde o seu projeto original, a Universidade de Brasília esteve associada a propostas de transformação social, a começar pelo ensino superior brasileiro, sob a bandeira da Reforma Universitária. Daí em diante, a história da UnB seguiu se entrelaçando com momentos marcantes da construção da democracia no país. Ainda, o fato de comemorarmos 60 anos quando o Brasil também celebra o bicentenário da Independência, os centenários da Semana de Arte Moderna e de Darcy Ribeiro, nos remete, como comunicadores, à vinculação e ao compromisso que a Universidade de Brasília tem com a construção de um projeto democrático e popular de nação.
O contexto trágico da pandemia de covid-19, marcado por posicionamentos negacionistas, contrários às evidências científicas, reforçou ao conjunto da sociedade a importância estratégica das universidades públicas brasileiras. A despeito dos investimentos decrescentes do governo federal, essas instituições resistem e seguem produzindo pesquisa, extensão e formando profissionais de diversos ofícios. Nossos órgãos e veículos de comunicação empenham-se em mostrar como é revertido à população o recurso público investido na UnB, seja por meio da produção de conteúdos para veiculação nos canais institucionais de comunicação (TV, portal, mídias sociais e outros), seja por meio da assessoria de imprensa.
O trabalho da comunicação na comemoração dos 60 anos começou na sequência da decisão sobre o slogan da campanha, em 2021: Atuante como sempre, necessária como nunca. A marca da campanha foi desenvolvida pela Secom e aprovada, por unanimidade, pelos integrantes da comissão de planejamento e organização das comemorações. Também foram produzidos vídeos institucionais, entrevistas e matérias especiais. No dia 20 de abril, foi lançada a edição especial comemorativa da revista Darcy. No dia seguinte, data dos aniversários da UnB e de Brasília, foi lançado o primeiro episódio da série UnB 60 anos da UnBTV, que conta a história da Universidade. A Ascom desenvolveu o site UnB Imagens, com o intuito de disponibilizar publicamente acervo fotográfico da UnB e estimular a comunidade acadêmica a alimentar continuamente o espaço com imagens do cotidiano da Universidade e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Compreendemos que o trabalho da comunicação se faz por meio da construção coletiva, como uma ação de trabalho articulado entre as equipes de diversas esferas da produção, e de diferentes linguagens. Nessa perspectiva, em uma universidade da escala da Universidade de Brasília, com uma comunidade de 58 mil pessoas, a produção da comunicação se amplia, em quantidade e qualidade, quando compreendemos a possibilidade de realizar essa construção em rede, articulando o trabalho de profissionais de comunicação com equipes de professores, técnicos e estudantes, interessados em divulgar seus projetos, em se apropriar de conhecimentos técnicos e estéticos da comunicação para com isso fortalecer a comunicação interna da Universidade e dela com a sociedade.
As celebrações pelos 60 anos da UnB estendem-se ao longo do ano, com uma programação diversificada de seminários, exposições, apresentações artísticas, mostras de cinema, lançamentos de livros e novas edições do UnB perto de você. Esses eventos integram os quatro campi da Universidade, polos de extensão da UnB e espaços públicos das regiões administrativas do Distrito Federal em torno das celebrações. Destacamos dentre os eventos da programação: a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 24 e 30 de julho, e a Semana Universitária 2022, de 28 de agosto a 2 de setembro. As equipes de comunicação da UnB estarão presentes em todas estas ocasiões, colaborando para que nossa Universidade prossiga sua caminhada cada vez mais democrática, inclusiva, ofertando ensino, pesquisa e extensão de qualidade, atuante como sempre, necessária como nunca.
No canal da UnBTV no youtube as produções sobre os 60 anos – série UnB 60 anos, vídeos 60 anos em 60 segundos, entrevistas e reportagens estão disponíveis https://www.youtube.com/user/unbtv
Edição nº 27 A universidade necessária da revista Darcy: https://revistadarcy.unb.br/edicao-n-27/ler-a-revista
Reportagem no portal da UnB UnB 60 anos: atuante como sempre, necessária como nunca: https://noticias.unb.br/76-institucional/5414-unb-60-anos-atuante-como-sempre-necessaria-como-nunca
Rafael Litvin Villas Bôas graduado em Jornalismo, mestre em Comunicação Social e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Possui pós-doutorado pelo PPG em Artes Cênicas da USP. É professor da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina, do Mestrado Profissional em Artes (Profartes pólo UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CÊN).
Mônica Celeida Rabelo Nogueira é doutora em Antropologia Social e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Atualmente Secretária de Comunicação da UnB.
Sérgio Araujo de Sá é doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais , mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília, com habilitação em Jornalismo. É professor do Departamento de Jornalismo.