Marca

UnB 60 anos:
atuante como sempre,
necessária como nunca

Slogan

Um percurso que une desenvolvimento científico, excelência no ensino, vanguarda social e luta democrática. Em alusão aos seus 60 anos de história, a Universidade de Brasília apresenta campanha institucional que rememora sua missão de ser “atuante como sempre, necessária como nunca” e ratifica seu compromisso com a pesquisa, o ensino, a extensão e com a sua dedicação ao país.

A campanha

Um farol que orienta, um radar que informa e uma antena que alcança. Os arquétipos balizaram a construção da marca da campanha UnB 60 anos, desenhada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade de Brasília.

A identidade visual também foi inspirada por outros elementos, como a natureza, o território brasiliense e a noção de movimento.

Um farol, cuja luz do conhecimento sinaliza camnhos para as novas gerações.
Um radar que capta as múltiplas necessidades da realidade em que está inserida.
Uma antena que compartilha os frutos da educação pública e de excelente qualidade.
Natureza e movimento, perfeição, proporção e crescimento logarítmico.
Brasília e UnB, território, rastros, arquitetura e design.
A informação e sua disseminação, relação tempo/espaço.

“Além de ressaltar os aspectos científicos e sociais da Universidade, a campanha visa aflorar o sentimento de pertencimento das pessoas à UnB, bem como explorar os vínculos entre a identidade do Distrito Federal e da instituição, que são muitos”, explica o coordenador de Comunicação Visual, Marcelo Jatobá.

O servidor da Secom reitera que os elementos resgatam o papel da UnB ao longo desses 60 anos, a exemplo do seu pioneirismo nas ações afirmativas para o ingresso discente. “Orientaram a campanha palavras como protagonismo, capilaridade, presença e excelência”, resume.

A campanha resgata a universidade necessária de Darcy Ribeiro, reforça a sua característica institucional de resistência e, ao mesmo tempo, projeta o futuro da UnB. É uma mensagem fundamental para o momento atual de desvalorização da educação e da ciência, mas também de reconhecimento à posição vanguardista da UnB. É só olhar para o que temos feito na pandemia.” – Márcia Abrahão, Reitora
Márcia Abrahão é a primeira mulher eleita para o cargo máximo da instituição. Agora reeleita pela comunidade, planeja os próximos quatro anos de gestão. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Confira vídeo da campanha produzido pela UnBTV.

A Universidade necessária

A ideia de lembrar o passado para projetar o futuro resume o mote da campanha, segundo o diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas. O professor da Faculdade UnB Planaltina (FUP) lembra que a Universidade de Brasília viveu um terço de sua história sob os anos da ditadura militar, enfrentando intervenções e ataques, inclusive físicos.

“O período impactou o projeto original da UnB, protagonista no movimento da Reforma Universitária do ensino superior brasileiro, que foi interrompido. Lembrar esses 60 anos é recuperar nossa resistência histórica aos processos autoritários, o de antes e o de hoje. Significa ainda reforçar o papel fundamental da ciência, da educação e da cultura para a construção, a transformação e a democratização social”, aponta o docente.