Comissão Organizadora das Comemorações dos 60 anos do MAT | 29 de April de 2022

Há 60 anos, no dia 21 de abril de 1962, nascia o Departamento de Matemática (MAT) juntamente com a Universidade de Brasília (UnB), a qual fora concebida para ser um dos pilares das atividades de ensino e pesquisa de nosso país. Esta data marca o início da materialização do sonho de Darcy Ribeiro, que era presentear o Brasil com uma universidade revolucionária, que seria fonte de transformação e de modernização.

Naquela época, o país estava imerso nos ideais que permeavam a construção de Brasília e a mudança da capital para o centro do país. Em um casebre de madeira encrustado no meio de muito barro, no que hoje é o Campus Universitário Darcy Ribeiro, dois professores efetivos e mais quatro jovens professores auxiliares tomaram para si a tarefa de ensinar e de produzir matemática no coração do Brasil.

O MAT já nasceu inovador, agrupando, num mesmo departamento, os matemáticos responsáveis pelo ensino da matemática para todos os cursos da universidade, em cujos currículos havia matemática, bem como pela produção de pesquisa. Soma-se a isso, a oferta, desde o seu início, de um curso de Mestrado em Matemática, antes mesmo de começarem os seus cursos de graduação em Matemática. Apesar do isolamento geográfico da capital em seus primórdios, diversos pesquisadores e professores visitantes nacionais e estrangeiros vinham com frequência ao MAT ministrar seminários de pesquisa e cursos avançados, tornando o ambiente dinâmico e pujante.

Porém, o decorrer desta história não foi tranquilo: houve um golpe de estado no meio do caminho, invasões brutais do campus universitário, demissões em massa de professores e muitos outros desafios que significaram rupturas e novos recomeços. Apesar de todas essas adversidades, as sementes de renovação e de excelência eram muito fortes e vingaram. Com intenso trabalho, dedicação e superação de obstáculos, chegamos ao que o MAT é hoje. Um departamento que desenvolve com excelência suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

No ensino, o MAT atualmente oferece dois cursos de graduação em Matemática nas habilitações licenciatura e bacharelado e dois programas de Pós-Graduação, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), e o programa de Pós-Graduação (PPGMAT), com seus cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. O PPGMAT, que foi criado junto com o próprio departamento em 1962, tem papel destacado na pós-graduação brasileira, possuindo a nota máxima 7 na avaliação da Capes desde 2013. A qualidade da pesquisa realizada pelo MAT conta também com reconhecimento internacional, haja vista a grande quantidade de parcerias dos seus pesquisadores com outros importantes centros de matemática do mundo. Na extensão, tem desenvolvido com o público externo várias ações que possibilitam o compartilhamento do conhecimento gerado no ensino e na pesquisa.

O sucesso do MAT é fruto do trabalho contínuo de todos os que passaram por ele e dos que aqui estão, formando sempre uma equipe forte e atuante, que se empenhou e se empenha arduamente em mantê-lo como um dos maiores centros de Matemática do país. A equipe engajada conta com técnicos administrativos, que vem dando o suporte essencial para a realização das atividades administrativas, e com um corpo docente multifacetado que vem desenvolvendo, de forma colaborativa, as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na UnB.

Que estes 60 anos de pioneirismo, de muito trabalho, de recomeços e de superação sejam inspiração para os próximos 60 anos de mais trabalho, de expansão e de excelência continuada das atividades desenvolvidas pelo MAT, cumprindo sua missão fundamental de formar jovens matemáticos e jovens professores de matemática cada vez mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro trará.