QUARTA REUNIÃO

Programação incluirá publicação de livros, webinários e rodas de conversa, nos quatro campi, durante todo o próximo ano

Da Ascom, Gabinete da Reitoria | 13 de October de 2021

A abertura das celebrações para os 60 anos da Universidade de Brasília será em 15 de dezembro de 2021. A reitora Márcia Abrahão vai participar de uma coletiva de imprensa para apresentar a programação organizada para todo o ano de 2022. A data tem razão: foi o dia da assinatura do documento de criação da Universidade pelo então presidente João Goulart. A Comissão UnB 60 Anos reuniu-se virtualmente, na última sexta-feira (8), para atualizar os passos da programação comemorativa de 2022.

A Comissão está organizada em subcomissões de pesquisa e inovação; patrimônio arquitetônico; memória e audiovisual; editorial; eventos; internacionalização; educação superior; e comunicação.

Reunião da Comissão UnB 60 Anos, no dia 8 de outubro, reuniu nomes como Paulo Cesar Marques, a reitora Márcia Abrahão, Aldo Paviani, José Carlos Coutinho, Eva Waisros, Benny Schvarsberg, Chiquinho Livreiro, Rafael Villas Bôas e Germana Henriques. Imagem: Reprodução

A decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter, informou que algumas ações já estão programadas pela subcomissão de pesquisa e inovação, como a atividade Mulheres Na Ciência, com o objetivo de propiciar espaços de trocas entre meninas estudantes e mulheres pesquisadoras da Universidade e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também integra a comissão.

“Outra ação é um webinário sobre os impactos dos cortes de recursos para ciência e tecnologia no país e a proposição de novas formas de financiamento de pesquisas e produção de conhecimento nas nossas universidades, além da criação de um portfólio contendo projetos da UnB apoiados pela FAP-DF [Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal]”, exemplificou a decana.

A subcomissão de patrimônio arquitetônico, representada pelo assessor do gabinete da Reitoria Benny Schvarsberg, propôs a retomada da delimitação da poligonal do sítio histórico da UnB e seus marcos físicos, uma proposta parada desde 1991. “O Consuni aprovou o sítio histórico da UnB pela relevância dos fatos cívicos e políticos ocorridos aqui. Foi proposta uma comissão para delimitar o que seria a poligonal desse sítio histórico, mas a comissão não concluiu esse trabalho. Entendemos que seja conveniente retomar isso”, disse.

A subcomissão editorial informou que recebeu dez propostas de livros no edital com o tema UnB 60 Anos e que está aberto, até 31 de outubro, o edital para ensaios com o tema Darcy Ribeiro e a UnB: A Universidade Necessária no Século XXI.

Todas as propostas elaboradas e aprovadas pelas subcomissões vão constituir a programação de aniversário da Universidade, que terá eventos durante todo o ano de 2022. “Vamos reunir todas as propostas para a subcomissão de eventos criar uma programação única e trazer para a próxima reunião de forma mais consolidada”, disse a reitora Márcia Abrahão.