CONVITE

Propostas devem ser formalizadas via formulários até 10 de janeiro. Evento será presencial e virtual e contemplará os quatro campi da UnB

Bianca Mingote* | 22 de December de 2021
Cartaz da SBPC foi elaborado a partir de referências visuais de prédios da UnB nos quatro campi e painéis de azulejos presentes na arquitetura de Brasília. Clique na imagem e confira a versão estendida. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

A comunidade acadêmica da Universidade de Brasília está convidada a sugerir atividades científicas para compor a programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será sediada pela UnB entre 24 e 30 de julho de 2022. As propostas de conferências, mesas-redondas, painéis e webminicursos serão recebidas via formulários específicos até 10 de janeiro. Após dois anos realizado remotamente, este será o primeiro encontro da SBPC em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões pelo YouTube.

Podem contribuir com ideias professores, técnicos, estudantes, unidades acadêmicas ou programas de pós-graduação (PPGs). Propor uma atividade não implica a sua aceitação. Uma comissão científica da UnB, formada por docentes de diferentes áreas, será responsável pela triagem. A seleção interna vai levar em conta critérios de aderência às temáticas; distribuição equitativa por temas e proponentes, no caso das mesas; representação da diversidade; e, preferencialmente, a coordenação da proposta deverá ser feita por docentes.

Para as proposições, a comissão da UnB sugere que as atividades sejam construídas de forma conjunta por unidades, PPGs e segmentos da comunidade acadêmica, a fim de garantir a diversidade de temas e a transdisciplinaridade. “Os mais aderentes aos critérios e os mais amplos serão escolhidos”, garante a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, que também está à frente da Comissão Científica da UnB para a SBPC.

A seleção está prevista para janeiro e a decisão final será tomada pela Comissão de Programação Científica (CPC) da SBPC. Estima-se que a programação final seja divulgada no final de abril de 2022.

“É fundamental que a comunidade participe desse processo. A comunidade vai fazer toda a diferença no sucesso do evento”, afirma Maria Emília. “Não só com a proposição, mas com a participação nas diferentes ações da SBPC”, completa. A decana estima que cerca de 6 mil pessoas se inscrevam nas atividades distribuídas nos campi da UnB.

CELEBRAÇÃO – Parte das ações comemorativas dos 60 anos da Universidade, o evento é o maior encontro anual de cientistas, estudantes e pesquisadores do Brasil e da América Latina. Com o tema Ciência, independência e soberania nacional, a reunião também homenageia e faz alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

Outras temáticas que estarão em debate são o centenário de Darcy Ribeiro, Oscar Sala e Warwick Kerr; o presente e o futuro das universidades brasileiras; políticas de ciência, tecnologia e inovação (C&TI); educação; meio ambiente; biodiversidade; mudanças climáticas e segurança climática; direitos humanos; saúde pública; e projetos para o país, com foco nas eleições de 2022. 

>> Diretoria da SBPC visita UnB para alinhar reunião de 2022

Maria Emília Walter compartilha que a realização da SBPC em 2022 é fruto de um movimento que envolve a atuação de membros da UnB e que também terá um caráter simbólico, tendo em vista a sede do evento e os debates em curso em relação à importância da ciência para o Brasil.

Diretoria da SBPC e comitê da UnB reuniram-se em dezembro para acertar detalhes da realização do encontro em 2022. Foto: Divulgação

“Todos nós fizemos muito esforço para trazer a SBPC para cá nesse ano tão emblemático para nós. As pessoas têm uma grande expectativa da realização aqui em Brasília, não só pelo fato de ter um pano de fundo das eleições. Os cientistas das diferentes áreas têm participado muito da SBPC, mesmo nos formatos virtuais, porque está em debate a questão da ciência e seu impacto no desenvolvimento do país. Sendo aqui em Brasília, realmente é muito emblemático”, destaca.

Fernanda Sobral, professora emérita da UnB e vice-presidente da SBPC, declara: “É um desafio enorme para a UnB e para nós [da SBPC]. É um evento muito grande, com muitas pessoas. É muito importante que isso aconteça na UnB e na ocasião dos seus 60 anos, pois vai mostrar a Universidade para o Brasil e também para o mundo”. 

A docente, que prestou cerca de 40 anos de trabalho à Universidade, projeta na realização do evento científico na UnB um marco. “Dediquei muitos anos da minha vida à UnB, é uma alegria enorme para mim vê-la comemorar seus 60 anos sediando a reunião de uma instituição como a SBPC”, comemora.

IMPORTANTE – Antes de formalizar a sugestão de atividade no respectivo formulário, o interessado precisa atentar-se aos critérios de seleção, às informações a serem prestadas e aos detalhes de cada tipo de ação. Por exemplo, os webminicursos serão realizados exclusivamente em formato virtual e deverão ser ministrados por mestres ou doutores – uma equipe da SBPC orientará os realizadores para a gravação das videoaulas.

As mesas-redondas devem ser compostas por três palestrantes e um coordenador, que poderá ser um dos três convidados. Todos precisam estar presentes na sala em que a atividade ocorrerá pois não será permitida a participação mista (presencial e virtual), por conta das dificuldades técnicas para execução. Os palestrantes não podem ser da mesma instituição, sendo que ao menos um deve ser vinculado à UnB – a mesma regra vale para a sugestão de painel. Orienta-se que a escolha de profissionais de diferentes áreas do conhecimento seja priorizada.

Em relação às conferências, o propositor deve levar em conta que o conteúdo deverá abordar o estado da arte da ciência associada ao tema almejado, sendo que este deve ser apresentado de acordo com o panorama nacional de educação e ciência, tecnologia e inovação (C&TI). 

Todas as ideias de conferências, mesas-redondas, painéis e webminicursos devem ter uma ementa. Dados dos palestrantes e ministrantes, como link para o currículo Lattes (CV Lattes), telefone e e-mail, são obrigatórios. Os palestrantes nacionais que não possuírem CV Lattes devem justificar a inexistência. Há indicação para que os proponentes não façam o convite formal aos palestrantes antes da aprovação da atividade pela CPC.

IDENTIDADE VISUAL – A organização da SBPC divulgou recentemente o cartaz da 74ª Reunião Anual, elaborado a partir de referências visuais da capital federal e da UnB. Painéis de azulejos que colorem a cidade, elaborados por artistas de Brasília, entre eles Athos Bulcão, e os famosos cobogós desenhados em prédios da Universidade, como do Instituto de Química (IQ), no campus Darcy Ribeiro, guiaram a elaboração dos grafismos.

“São elementos bem representativos visualmente da UnB e de Brasília”, explica Ana Rita Grilo, programadora visual da Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB, responsável pela elaboração da arte do cartaz.

A alusão à arquitetura modernista de Brasília, aliada às cores da marca da UnB, também dialoga com os outros grandes temas a serem debatidos na reunião, como os 60 anos da Universidade. “Fiz algumas combinações de cores para poder identificar alguns eventos simultâneos, ao mesmo tempo ligando ao evento principal. Assim, eles têm uma identidade única”, detalha Ana Rita Grilo.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.