UnB 60 ANOS PARTICIPE! MEMÓRIA Decanato de Extensão (DEX)

Até 10 de dezembro, DEX recebe cartas e e-mails em comemoração aos 60 anos da Universidade

Guilherme Alves/DEX | 16 de November de 2022
Cartas serão lidas em 15 de dezembro, data que marca a Lei de Criação da Universidade de Brasília. Arte: DEX

Para celebrar os 60 anos da Universidade de Brasília (UnB), o Decanato de Extensão (DEX) da UnB promove o Festival de Cartas para a UnB. As cartas podem ser enviadas ao DEX até 10 de dezembro. Também serão recebidos e-mails, que podem ser enviados para o endereço unb60anos@unb.br.

O objetivo é incentivar a redação e a publicação de cartas alusivas à vida da UnB, seja do ponto de vista histórico seja do ponto de vista pessoal. Podem participar membros da comunidade acadêmica (docentes, técnicos-administrativos e discentes) e, também, a comunidade externa (por exemplo: ex-alunos ou membros da comunidade em geral).

As cartas podem abordar momentos inesquecíveis vividos por seus autores/as na UnB e destinar-se tanto à instituição quanto a pessoas que ajudaram a construir a sua história.

“É uma forma de promovermos a memória da Universidade a partir daquelas pessoas que fizeram parte da instituição e ajudaram a construí-la de algum modo”, afirma Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão. “É um convite para ver a UnB a partir de uma perspectiva pessoal, afetiva e subjetiva, pois são as pessoas em seu cotidiano que fazem a História.”

Desde a sua criação, a UnB se consolidou nacionalmente como uma das mais importantes referências em educação superior pública, gratuita, de qualidade e para todos. Em sua trajetória foram inúmeros os momentos em que combinaram-se a excelência e a ousadia para produzir o conhecimento necessário para transformar a realidade brasileira, como ensinava Darcy Ribeiro.

No dia 15 de dezembro de 2022, data que marca a assinatura da Lei de Criação da UnB em 1962, as cartas serão lidas, publicadas e/ou entregues aos homenageados a quem se destinam, quando for o caso.

“Sabemos que há muitos momentos bons, muitas conquistas, mas também muitos desafios e tempos difíceis atravessados pelas pessoas na UnB e junto com a UnB. Por isso, desejamos montar uma coleção especial dessas memórias, para que o que foi vivido de bom possa apontar para soluções e momentos futuros e que os desafios sirvam sempre como forma de aprendizado”, diz Pilati.

COMO PARTICIPAR – Envie uma carta para Decanato de Extensão (DEX), Prédio da Reitoria, 2º andar, Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A – Asa Norte, DF, 70910-900
Envie uma mensagem para o e-mail unb60anos@unb.br.