Logo cedo no domingo (28) o campus Darcy Ribeiro estava movimentado com gente de todas as idades interessadas em experimentar uma manhã de cuidados com a saúde e o bem-estar. Assim teve início a 1ª Corrida e Caminhada UnB/HUB, promovida em celebração aos 60 anos da Universidade de Brasília e os 50 anos do Hospital Universitário (HUB). A atividade também foi uma prévia para a Semana Universitária, que começou nesta segunda-feira (29) e segue até sexta (2) com o melhor da extensão universitária nos quatro campi da UnB.
Em clima de descontração, 374 participantes de 512 inscritos percorreram 5km no campus Darcy Ribeiro. A largada ocorreu às 8h no estacionamento do HUB e o trajeto passou por prédios históricos, como o Instituto Central de Ciências, o Beijódromo e a Biblioteca Central.
A estudante de Filosofia Filó Carvalho, de 59 anos, amou a iniciativa.“Sempre corri, caminhei, pedalei e atualmente faço trilha. É uma coisa que eu gosto de fazer. Tem pessoas de todas as idades, de cursos diferentes, servidores, pessoas de fora da comunidade. Achei fantástico, muito bom, foi demais!”, disse.
Geisa Barbalho cursa o doutorado em Farmácia e também elogiou o evento. “Já faço caminhadas, pedalo e tudo mais. É uma coisa que a gente pode fazer na UnB mais vezes”, sugeriu a estudante.
Além de aproveitar a corrida, ela viu no momento uma oportunidade de interagir com a comunidade acadêmica. “A gente acaba conhecendo pessoas novas. Igual hoje eu encontrei a Filó aqui. Então a gente conhece mais pessoas e exercita, que é uma coisa que a gente precisa no dia a dia, estar se movimentando em vez de ficar só parado. Melhora tudo, melhora o dia, o corpo, a mente e a gente ainda faz amizade”, completou.
A corrida premiou os três melhores colocados na categoria geral e por faixa etária. Gabriel Gomes, 21 anos, Aldir Dias, 53 anos, e Roque Lara, 51 anos, foram os primeiros colocados na categoria geral.
SEMUNI – A 22ª Semana Universitária terá vasta programação nos quatro campi até sexta-feira (2). Serão mais de mil atividades presenciais, gratuitas e abertas para todos os públicos, como minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras.
Públicos de todas as origens e de todas as idades são esperados para conhecer mais sobre a Universidade e a riqueza acadêmica e científica. As inscrições para participação seguem abertas até o último dia de programação, enquanto houver vagas disponíveis. Entre os destaques estão a Mostra de Cursos e o Encontro de Extensionistas, que acontecem nesta terça-feira (30), a Conversa com a Reitora, na quarta (31), e a Quinta Cultural, em 1º de setembro.