MEMÓRIA

Comunidade marca presença nas atividades científicas e se emociona com as iniciativas que celebram os 60 anos da Universidade

Vanessa Vieira* | 27 de July de 2022
Estudantes vieram de Unaí (MG) para passar o dia na SBPC e aproveitaram para conhecer a Biblioteca Central da UnB. No local, visitaram a exposição fotográfica que compartilha memórias sobre os 60 anos da instituição. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O sol ainda nascia quando um grupo com cerca de 30 estudantes, acompanhado da professora Mirian Pereira, saiu do campus Unaí da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, rumo à Universidade de Brasília nesta quarta-feira (27). Animados, os universitários vieram participar da programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

“Já participamos de uma palestra sobre nanotecnologia, almoçamos no RU [Restaurante Universitário] e viemos conhecer a Biblioteca Central. Saímos às 6h da manhã e às 18h retornaremos para Unaí”, conta Mirian Pereira, docente de Química na UFVJM que acompanhou os universitários no passeio científico. 

“Está sendo muito interessante conhecer o campus Darcy Ribeiro, que é bem diferente da nossa realidade. Gostamos bastante da palestra de nanotecnologia e também de conhecer a história da UnB na exposição”, completa a estudante Mariana Stéfani Barbosa em referência à mostra fotográfica Memória UnB: 60 anos de protagonismo, que acontece no subsolo da Biblioteca Central (BCE) até 8 de agosto. 

O dia também foi de novidade para estudantes do Centro de Ensino Fundamental 08 de Planaltina, que participaram da programação da SBPC na Faculdade UnB Planaltina (FUP). “Venham fazer ciência com a gente”, convidou a bióloga Cristiana Brito, pesquisadora da Fiocruz Minas, na palestra Iniciativas da Fiocruz nas escolas: Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) e projeto Mais Meninas na Ciência.

>> Confira também: Em palestra da SBPC Vai à Escola, na FUP, pesquisadora da Fiocruz Minas convida estudantes a fazerem ciência

A palestrante se apresentou às crianças como cientista que trabalha no laboratório com pesquisas sobre malária, mas também como pesquisadora comprometida com a divulgação científica. “Fazer divulgação científica é levar os conhecimentos produzidos no laboratório para outros lugares e pessoas. Esse é também nosso objetivo de trazer os alunos aqui: apresentar a universidade e as instituições de pesquisa, porque é importante estimulá-los desde cedo”, completou a bióloga, que é secretária Regional da SBPC em Minas Gerais.   

Foto: Raquel Aviani
Especialistas dialogaram com o público sobre os impactos da pandemia no direito à educação. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO – Com atividades nos quatro campi da UnB, o terceiro dia da SBPC teve programação variada. Entre os temas de destaque estão as iniciativas que dialogaram sobre educação. 

Em modo virtual, foi realizada a conferência Comunicação, Direitos Humanos e Educação Superiorabordando o lugar das ciências da comunicação no fomento aos direitos humanos no contexto da educação superior no Brasil, e o papel da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura na temática. 

Já na modalidade presencial foram ofertadas atividades como a mesa-redonda Pandemia, direito à educação e desigualdade escolar: que Brasil é possível projetar a partir do hoje?, realizada no Anfiteatro 8 do Instituto Central de Ciências (ICC), no campus Darcy Ribeiro. “Estamos muito preocupados com os processos de exclusão nos sistemas educacionais e o Brasil tem um grande desafio na próxima década em relação as questões do direito à educação e no que tange à exclusão escolar”, aponta Geovana Mendonça Lunardi Mendes, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped).

UnB 60 ANOS – O dia também foi de muita emoção com a programação dedicada a celebrar os 60 anos da Universidade de Brasília.

“Um dos momentos mais marcantes da minha vida foi assistir a outorga do [título de] Doutor Honoris Causa a Darcy Ribeiro no teatro de arena [em 1995]. Me sinto um espectador privilegiadíssimo de uma época e de uma vida. Darcy Ribeiro é um herói de seu tempo, desbravador do ensino superior no Brasil”, compartilhou o livreiro Chiquinho ao contemplar uma das fotografias da exposição Memória UnB: 60 anos de protagonismo.

>> Confira entrevista com Chico Livreiro sobre memórias destes 60 anos de UnB:

 

A mostra é um desdobramento da matéria homônima publicada na edição 27 da revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da UnB, e pode ser visitada no subsolo da Biblioteca Central (BCE) até 8 de agosto.

Egressos das primeiras turmas da UnB compartilham memórias sobre a instituição. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Memórias sobre a instituição também foram compartilhadas na mesa-redonda 60 anos da UnB: pelo olhar dos seus primeiros alunos, no Anfiteatro 9 do ICC. “Nosso desejo é que o relatar dessas experiências sirva para que as pessoas não só olhem para o passado, mas também possam pensar o futuro a partir dessas vivências”, explicou Fernanda Sobral, integrante da mesa, vice-presidente da SBPC e professora do Departamento de Sociologia da UnB.

A instituição também foi agraciada com a sessão especial Homenagem da Fiocruz aos 60 anos da UnB, na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada no campus Darcy Ribeiro, com presença da reitora Márcia Abrahão.

*Com colaboração de Fernanda Marques.