74ª RA DA SBPC

Cerimônia destaca relevância acadêmica da Universidade nos cenários nacional e internacional e evoca histórico de luta pela democracia

Da Ascom, Gabinete da Reitoria | 28 de July de 2022
Nísia Trindade, presidente da Fiocruz; Márcia Abrahão, reitora da UnB; e Renato Janine, presidente da SBPC, durante a homenagem da Fiocruz à UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Desde 2010, a centenária Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem como sede um prédio no campus da Universidade de Brasília. A proximidade física é mais uma das aproximações entre as duas instituições, que comungam de parceria em projetos e ações no campo da educação, da pesquisa e da extensão. No ano em que a Universidade comemora seis décadas, a Fiocruz promoveu uma homenagem à UnB. Com o título Fiocruz e UnB: juntas pela ciência como compromisso social, a sessão especial integrou a programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

"Nossa homenagem à UnB é tão singela diante de tudo o que a Universidade fez, faz e fará, pela ciência, pelo diálogo da ciência com a sociedade", afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. "Fiocruz e UnB fazem parte de um projeto comum, que teve um marco muito importante a partir de meados dos anos 1970, no campo da saúde e no campo da democracia, quando se construíram várias ações com vistas à reforma sanitária do nosso país. Foi um sonho interrompido, mas um sonho pelo qual lutamos sempre para que ele dê origem, de fato, a um país mais justo e inclusivo."

Emocionada, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, agradeceu à Fiocruz toda a contribuição da instituição para a saúde do país. "Quantas vidas foram salvas por conta do trabalho de vocês, especialmente depois da vacina contra a covid-19", reforçou. "Contar com parcerias e ações com uma instituição como a Fiocruz é saber que estamos avançando na direção certa e lutando por um ideal comum de sociedade e de país."

Solenidade destacou parceria histórica entre instituições. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Na cerimônia, o presidente da SBPC, Renato Janine, relembrou a história da UnB, que, além de enfrentar resistência de diversos setores da sociedade antes mesmo de sair do papel, foi invadida sucessivas vezes por militares ao longo da ditadura. "A Universidade não cedeu e conseguiu fazer com que a força das ideias fosse mais importante que a força bruta", destacou. "É isso que estamos comemorando: toda a contribuição decisiva da Fiocruz para a saúde brasileira recentemente reforçada pela produção da AstraZeneca, toda a contribuição da UnB para o conhecimento brasileiro, essa resiliência extraordinária e essa capacidade de iluminar, no Planalto Central, as consciências brasileiras."

NA CAPITAL – A Fiocruz Brasília existe desde 1976. A época era o início da abertura política e da constituição do movimento de Reforma Sanitária, o que pedia a presença de uma instância da Fiocruz na capital. Na década de 1980, a Fiocruz Brasília passa a chamar-se Coordenação Regional da Fiocruz (Coreb) e a efetivar parcerias estratégicas com a UnB. O terreno no campus Darcy Ribeiro foi cedido à instituição na década de 1980. Mas a proximidade geográfica esperou alguns anos para acontecer. Em 2010, a nova sede foi inaugurada.

"A Fiocruz e a UnB caminham lado a lado, como instituições irmãs. Aqui é pouso e ao mesmo tempo também é uma trincheira, para que saibamos que as nossas mãos dadas nos acolhem e também nos protegem, nos fazem seguir adiante", disse a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. "A UnB fez das encruzilhadas os caminhos de fortalecimento do nosso país, promovendo territórios saudáveis, sustentáveis e solidários para que a população possa ter dignidade nos modos de andar a vida."