UnB 60 ANOS

O evento será realizado de forma híbrida entre os dias 24 a 30 de julho de 2022, na Universidade. Os valores das inscrições neste ano foram reduzidos

Do Jornal da Ciência/SBPC | 26 de April de 2022
Evento será realizado nos quatro campi da UnB e integra comemorações dos 60 anos da instituição. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

Com o intuito de atrair um maior número de participantes, a diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reduziu as taxas de inscrição para a 74ª Reunião Anual. O evento será realizado de 24 a 30 de julho e terá como tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Esta edição acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora da 74ª Reunião Anual, conta que o aporte financeiro de patrocinadores, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), permitiu amortizar os valores das inscrições, e até possibilitar a gratuidade em algumas categorias. “O patrocínio nos permitiu abrir mão dos valores que seriam arrecadados com as taxas de inscrições para cobrir os custos da Reunião Anual.”

Com a melhora dos indicadores da covid-19, a expectativa é de que o evento receba um número maior do que o inicialmente previsto de participantes. “A Universidade manterá todas as exigências para barrar a disseminação da covid, praticando os protocolos sanitários e exigindo o passaporte vacinal, para poder receber um número grande de participantes com toda a segurança”, enfatiza.

Sales acrescenta que a maior expectativa dos organizadores do evento é poder promover aos participantes, principalmente à população local, uma grande oportunidade de aprendizado e descoberta. “Participar das reuniões anuais da SBPC, onde se reúnem pensadores, trabalhadores, empresas e institutos de ciência, tecnologia e inovação, é uma experiência única, porque ela proporciona grandes debates de interesse geral, sobre meio ambiente, educação, saúde, problemas contemporâneos, entre tantos. Mesmo essa edição sendo híbrida, dando a possibilidade de acompanhar algumas atividades pelos canais da SBPC e da UnB no YouTube, estar in loco é outra experiência”, comenta a sub-secretária.

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, enfatiza a empolgação de todos com a volta do evento em formato presencial. “Isto porque o convívio humano é essencial, principalmente para o público jovem, que poderá desfrutar de diversas atividades interativas”, afirma. Ele também ressalta que a reunião é uma ótima oportunidade para os participantes sentirem como a ciência é feita, além de acompanhar discussões interessantes das políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e de educação. “É fascinante descobrir coisas novas, e a Reunião Anual, considerada o maior evento científico brasileiro, é uma ótima oportunidade para isso”, diz.

Por ser um ano de eleições, a SBPC entregará aos presidenciáveis, em atividade da 74ª Reunião Anual, um documento que está sendo elaborado nos seminários temáticos na série Projeto para um novo Brasil. Todos os candidatos serão convidados a comparecer ao evento, onde será entregue esse conjunto de propostas de políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação – assuntos relevantes para o desenvolvimento do país. E aos que não puderem participar, a entidade também encaminhará o documento. “É importante o Brasil ter parlamentares mais sensíveis e alinhados com a CT&I e a educação, áreas tão essenciais para o país. Por estarmos em Brasília, será uma ótima oportunidade para que todos os parlamentares, não só os presidenciáveis, possam visitar o maior evento científico do Brasil”, comenta Cláudia Linhares Sales.

PROGRAMAÇÃO – A diretora da SBPC destaca ainda que a programação do evento foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência no Brasil. “Além de um grande leque de temas, iremos comemorar e discutir efemérides emblemáticas, como o bicentenário da Independência do Brasil, o bicentenário do naturalista Fritz Müller, os centenários da Semana de Arte Moderna e de Darcy Ribeiro, além dos 60 anos da UnB”. O evento contará ainda com exposições para celebrar os 200 anos da independência do Brasil e 200 anos da ciência brasileira.

Nesta 74ª Reunião Anual, a Programação Científica será composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessão de vídeo-pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena, a SBPC Educação e a SBPC Inovação, compostas de conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas. De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas a estudantes e professores da educação básica.

Entre alguns dos assuntos discutidos nas mesas-redondas estão Reforma do ensino médio, O bicentenário de Fritz Müller, Doenças raras no Brasil, Impacto da pandemia de covid-19 nas doenças tropicais negligenciadas, Mídia, desinformação e eleições, A universidade tardia do Brasil e as propostas de Anísio Teixeira, O Plano Nacional de educação e um projeto de país, Percepção da ciência na sociedade, O antes e o depois da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e História das urnas eletrônicas no Brasil.

Temas como Internet no Brasil: desafios para as políticas públicas, Metodologias e aplicações avançadas de inteligência artificial, Avanços e desafios para a conservação e sustentabilidade na Caatinga, Jornalismo e direitos humanos: cobertura, enquadramentos e representação social, Bicentenário da independência – a trajetória das ciências físicas e naturais no Brasil, Educação de surdos e Caminhos para transferência de tecnologia e geração de inovação e riqueza no Brasil no século XXI serão discutidos nos painéis.

O evento será encerrado com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

O investimento para participar do evento vai de zero (para inscrições sem material) até a R$ 270, de acordo com a categoria dos inscritos.

Todos que fizerem o credenciamento na Secretaria da SBPC, instalada na UnB durante o evento, terão direito ao certificado on-line de participação geral (sem carga horária e sem descrição das atividades do evento).

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.