UnB 60 ANOS Decanato de Extensão (DEX) Semana Universitária (Semuni)

Realizado entre 29 de agosto e 2 de setembro, evento tem centenas de atividades gratuitas e abertas para toda a comunidade

Guilherme Alves/DEX | 01 de August de 2022
22ª edição da Semuni vai de 29 de agosto a 2 de setembro, nos quatro campi da UnB. Programação já está disponível no site do Decanato de Extensão. Arte: Divulgação/DEX

As inscrições para a 22ª edição da Semana Universitária da Universidade de Brasília estão abertas. O evento acontece entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB – Darcy Ribeiro (na Asa Norte), Planaltina, Ceilândia e Gama. Serão mais de 800 atividades presenciais, gratuitas e abertas para todos os públicos: minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras.

Semana Universitária terá como temas o centenário de Darcy Ribeiro e as comemorações dos 60 anos da UnB. “Darcy Ribeiro é um dos fundadores da Universidade de Brasília. Como ele gostava de dizer, a UnB era uma 'filha querida'. Isso quer dizer que, metaforicamente, o DNA de Darcy Ribeiro está no DNA da nossa Universidade”, diz o professor Alexandre Pilati, decano de Extensão.

De acordo com circular conjunta do DEX e DEG, as aulas estarão suspensas entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, período de realização da Semuni.

Depois de duas edições realizadas em formato remoto, a Semuni volta a ser presencial. Entre os destaques, a Faculdade UnB Ceilândia (FCE) oferece mais de 70 atividades, a Faculdade UnB Gama (FGA), 45 atividades e a Faculdade UnB Planaltina (FUP), mais de 20 atividades. A maior parte delas acontece nos campi das cidades satélites.

Todas as outras unidades administrativas – Biblioteca Central, Secretaria de Comunicação, entre outras – e acadêmicas – faculdades e institutos – da UnB também têm programações ricas. Os destaques serão publicados ao longo do mês.

>> Confira todas as programações da Semuni 2022

“Esse é o maior valor da Semuni presencial: a celebração do retorno seguro à convivialidade”, avalia Pilati. “É fundamental entender que o valor do retorno ao convívio presencial será ainda mais importante do que quaisquer possibilidades de alcance facilitado de público ou de palestrantes que as atividades remotas acabam proporcionando.”

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Antes mesmo da abertura oficial, a Semuni começa com a 1ª Corrida e Caminhada UnB/HUB, realizada pela UnB em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Sesc-DF. A corrida é uma ação em comemoração aos 60 anos da UnB e aos 50 anos do HUB. A largada está marcada para às 8h do domingo (28), e as inscrições estão abertas.

A cerimônia de abertura da Semana Universitária terá apresentação cultural da Agrupação Teatral Amacaca, resultado do III Concurso de Fotografia de Extensão e a mesa-redonda Universidade de Darcy Ribeiro desde a perspectiva indígena, com a participação dos professores indígenas Altaci Corrêa (IL) e Gersem Baniwa (ICS), da escritora afroindígena Verenilde Pereira e do influencer e estudante indígena Oziel Ticuna. A abertura começa às 17h da segunda-feira (29), no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo).

A terça-feira (30) é dia do IV Encontro de Estudantes Extensionistas da UnB, com apresentações de banner, exposição de produtos, apresentações culturais e artísticas, comunicações orais e palestra. O encontro acontece durante o dia inteiro, no Pavilhão Anísio Teixeira (PAT).

A Conversa com a Reitora acontece na quarta-feira (31), e vai reunir a reitora da UnB, Márcia Abrahão, com estudantes de ensino médio de escolas do DF e Entorno. O evento começa às 10h30, no Anfiteatro 9.

Quinta-feira Cultural acontece no dia 1º de setembro em diversos locais, e vai contar com atividades como a Rádio Beijoca, o CineClube Beijódromo, o Karaokê da DDC e apresentações musicais de mulheres compositoras da UnB.

>> Confira a programação completa

Para o encerramento da Semuni, na sexta-feira (2/9), o DEX promove a mesa-redonda Educação na América Latina hoje: a universidade necessária, com os professores Soraya Soubhi Smaili e Alvaro Tamarit. Vai ser às 10h, no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo).

Promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), a tradicional Mostra de Cursos vai acontecer entre terça e quinta-feira (nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro), das 8h às 17h30, no Pavilhão João Calmon (PJC). A Mostra é aberta para todos, principalmente para estudantes do ensino médio que tenham interesse em conhecer a oferta de cursos de graduação da Universidade de Brasília.

INSCRIÇÃO E CERTIFICAÇÃO – Para receber certificado de participação, o estudante precisa estar inscrito e ter sua frequência atestada. As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para realizar a inscrição, basta se cadastrar no sistema e acessar a lista de atividades. O DEX criou um tutorial explicando o passo a passo.

Confira abaixo o passo a passo para se inscrever em cursos e eventos de extensão:

Inscreva-se na Semana Universitária pelo Sigaa. Arte: Divulgação/DEX