EXTENSÃO Semana Universitária (Semuni)

Conteúdo ficará disponível nas redes sociais e no site do instituto

Da Ascom, Gabinete da Reitoria | 30 de August de 2022
Realizado dentro da programação da Semuni 2022, lançamento de e-book sobre 60 anos do IQ foi momento para relembrar as conquistas do Instituto. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

Servidores técnicos, docentes, professores aposentados e estudantes estiveram reunidos no Instituto de Química (IQ) da Universidade de Brasília para o lançamento do e-book 60 anos do IQ/UnB: um tributo ao passado, mirando o futuro, que resgata a história do instituto nos 60 anos da Universidade. A atividade ocorreu no Auditório Lauro Morhy, nesta segunda-feira (29), e faz parte das ações da 22ª Semana Universitária (Semuni), promovida pelo Decanato de Extensão (DEX).

“A Semana Universitária acontece desde 2008 no IQ. Mas esta edição é especial para nós porque marca a retomada do formato presencial. O outro motivo importante é que o lançamento do e-book está inserido nas comemorações dos 60 anos da UnB e do Instituto de Química”, disse o diretor do IQ, Marcos Fabiano Prauchner.

A reitora Márcia Abrahão ressaltou a excelência das atividades desenvolvidas pelos servidores, docentes e discentes do instituto. “Como reitora, acompanho o exemplo de competência na gestão e do trabalho dos colegas que trabalham na graduação, na pós-graduação e na extensão do IQ. Vocês cada vez mais unem a pesquisa básica com a pesquisa aplicada, ambas fundamentais para o desenvolvimento da ciência e do país.”

O e-book é fruto do edital Programa Especial de Extensão UnB 60 anos – Etapa 1. “O IQ foi pioneiro na extensão da UnB, com um projeto iniciado em 1991”, contou a organizadora do projeto, professora Patrícia Machado. Com destaque à mudança do IQ para o novo prédio no campus Darcy Ribeiro, o e-book reúne entrevistas com ex-professores e servidores, além de acervo com fotos históricas. Foram mais de 20 horas de entrevistas que estarão disponíveis no YouTube Tributo IQ UnB 60 Anos e no Instagram @tributo.iq.unb.