ENCONTRO CIENTÍFICO

Universidade prevê ações para minimizar impactos ambientais do evento marcado para julho deste ano

Da Ascom, Gabinete da Reitoria | 16 de March de 2022
Representantes da UnB e da SBPC discutiram, nesta terça-feira (15), detalhes da 74ª Reunião Anual da entidade. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Planejada para ocorrer de forma híbrida, com a maior parte das atividades presenciais, a programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reúne 29 conferências, 76 mesas-redondas, 50 painéis e mais de 300 pôsteres inscritos. Os números foram divulgados em encontro do Comitê Executivo Local com a diretoria da SBPC, nesta terça-feira (15), no Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB). A 74ª Reunião Anual será realizada entre 24 e 30 de julho, nos quatro campi da Universidade – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

>> Inscreva-se aqui

“Estamos animados com a definição de que boa parte da agenda deverá ser presencial. São 195 atividades e uma estimativa de público de mais de 6 mil pessoas, percorrendo a Trilha da Ciência no campus Darcy Ribeiro, com programação científica e cultural, além das atividades que ocorrerão nos demais campi”, disse a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, que coordena a organização do evento na UnB.

A Trilha da Ciência é o percurso preparado dentro do campus Darcy Ribeiro para que o público possa percorrer todas as atividades científicas e exposições. O trajeto inicia na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e encerra no Centro Comunitário. No meio do caminho, os participantes passarão pela Trilha Gastronômica, em frente ao Restaurante Universitário.

O tema da 74ª Reunião – Ciência, independência e soberania nacional – faz alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, o centenário de Darcy Ribeiro e o centenário da Semana de Arte Moderna, além das comemorações dos 60 anos da UnB. O último encontro presencial da SBPC aconteceu em 2019.

“Já imagino as pessoas circulando no Minhocão [Instituto Central de Ciências]. Tenho certeza que vai marcar a história da UnB e da SBPC. Será uma reunião memorável”, afirmou a socióloga Fernanda Sobral, professora emérita da UnB e vice-presidente da SBPC. “Vou estar na minha casa, na UnB, o que é motivo de muito orgulho”, completou. Na manhã da terça-feira, a vice-presidente e as equipes da SBPC nacional e local estiveram com a reitora Márcia Abrahão, no Salão de Atos da Reitoria, para repassar detalhes da organização.

SUSTENTABILIDADE – O secretário de Meio Ambiente da UnB, Pedro Zuchi, apresentou ações que serão desenvolvidas para minimizar os impactos ambientais. Para a Trilha Gastronômica, a proposta é que os food trucks utilizem material reciclável. Ainda para melhorar a dispersão de resíduos, estudantes irão orientar e sensibilizar o público para o descarte correto do lixo em recipientes próprios. Uma cooperativa será mobilizada para atuar durante a semana. O consumo de água e energia, nos dias de evento, será monitorado e ações de infraestrutura complementares, como instalação de equipamentos de baixo consumo, serão implementadas.

PROGRAMAÇÃO – Além de mesas-redondas, conferências e painéis, outras atividades estão sendo preparadas, como a SBPC vai à Escola, destinada aos estudantes e professores da educação básica, a SBPC Jovem, uma exposição voltada para estudantes do ensino básico, a ExpoC&T, mostra de ciência e tecnologia, a SBPC Afro e Indígena, com programação sobre diversidade e ações afirmativas, e a SBPC Cultural, com atividades regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura. Ao final, está previsto o Dia da Família na Ciência, para estimular a integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.