UnB 60 ANOS

Convidados reafirmaram a importância da criação da Universidade de Brasília para o país

Da Ascom, Gabinete da Reitoria | 16 de December de 2021

A Universidade de Brasília (UnB) deu o primeiro passo nas comemorações dos 60 anos nesta quarta-feira (15), em sessão solene transmitida pelo canal do Decanato de Extensão (DEX) no YouTube. A data foi escolhida por marcar o dia dos 60 anos de assinatura da lei de criação da UnB, pelo então presidente João Goulart, em 1961. A reitora Márcia Abrahão, primeira mulher reitora eleita na Universidade, reafirmou a importância da legislação.

“A nossa lei é uma aula de autonomia universitária. É um exemplo do que a gente espera de uma universidade no Brasil. Uma Universidade necessária, como bem projetaram Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, e todos aqueles que trabalharam para que a UnB se concretizasse”, disse a reitora.

Solenidade reuniu representantes da administração superior, de instituições parceiras da UnB, de entidades estudantis, além de membros da comunidade acadêmica. Imagem: Reprodução

O respeito aos Direitos Humanos foi lembrado pelo representante da Comissão UnB 60 Anos e ex-reitor da UnB, professor José Geraldo de Sousa Junior. A criação recente da Câmara de Direitos Humanos, na visão do professor, orgulharia os fundadores da Universidade. “Fico imaginando também a felicidade de Darcy, ao saber que neste mês de dezembro, a UnB concedeu a Ailton Krenak o título de Doutor Honoris Causa.”

A presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé, relembrou a importância da UnB para o Brasil. “A UnB se superou nesses 60 anos. Superou a tentativa de sufocamento e chegou aos 60 anos às vésperas do bicentenário do Brasil. Ainda está posta a necessidade de buscarmos a nossa independência e de discutirmos os caminhos para que o Brasil se realize como nação. São os mesmos desafios da época da construção da UnB”, analisou a presidente.

PANDEMIA – Na história recente da Universidade, a pandemia de covid-19 mostrou o papel central da ciência e da pesquisa para a sociedade. “Estamos no meio de uma crise, que não se limita a ser uma crise de saúde pública. Mais uma vez a Universidade mostrou a sua resiliência e que pode ganhar batalhas. Muitos outros desafios chegarão, nos quais a Universidade terá que mostrar a sua força e o seu potencial transformador”, disse o vice-reitor Enrique Huelva.

Além dos 60 anos da UnB, 2022 será de muitas comemorações. Os 200 anos de independência do Brasil, o centenário da Semana de Arte Moderna e de Darcy Ribeiro, e os 50 anos do HUB são marcos que também serão agregados às comemorações de 60 anos da Universidade na programação pensada pela Comissão UnB 60 anos.

Também participaram da sessão solene a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz; o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo; o presidente do Instituto João Goulart, João Goulart Filho. A mesa foi mediada pela decana de Extensão, Olgamir Amancia.

Confira a íntegra da mesa de abertura: