60 Anos

Em julho, o mais importante encontro científico brasileiro pretende reunir presidenciáveis, arte, ciência, cultura, estudantes e famílias

Da Ascom, Gabinete da Reitoria | 03 de May de 2022
Vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, reitora da UnB, Márcia Abrahão, e decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, estiveram à frente do lançamento da reunião anual. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançaram oficialmente, nesta segunda-feira (2), a 74ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá entre 24 e 30 de julho, nos quatro campi da UnB. Neste ano, o tema do maior e mais importante encontro da ciência brasileira é Ciência, independência e soberania nacional. Ao total, a programação conta com 195 atividades, entre presenciais e híbridas, para um público de 6 mil pessoas. A inscrição no evento varia entre isentos de taxa (sem material) até R$ 270, de acordo com a categoria.

“Estamos trabalhando arduamente com a diretoria da SBPC, para que tenhamos um excelente encontro em julho. A UnB está muito feliz de, no marco dos seus 60 anos, ter a reunião da SBPC aqui”, disse a reitora Márcia Abrahão, que ressaltou a importância do tema do evento e do ano eleitoral. “Este é um ano fundamental para a discussão dos problemas do país e para termos cada vez mais respeito para com a ciência, a educação e a inovação. Precisamos debater isso com a sociedade.”

A coordenadora local do evento, Maria Emília Walter, decana de Pesquisa e Inovação da UnB, falou sobre a importância de a reunião ser realizada em ano de eleição no Brasil. “Torna extremamente relevantes os debates e reflexões que iremos ter sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação, e também sobre outras políticas que são essenciais num país que integra a América Latina, direitos do trabalho, educação, saúde, políticas pra minorias, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e tantas outras.”

Coordenadora local desta edição da SBPC, a decana Maria Emília Walter frisou debate relevantes no evento neste contexto de ano eleitoral. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, professora emérita da UnB, detalhou a programação do encontro e contou um pouco da história da UnB e da SBPC. “É com muita alegria que participo deste lançamento, pelo fato de estar na vice-presidência da SBPC e pelos 60 anos da UnB, que é a minha instituição, da qual fui aluna e depois docente por muitos anos. A UnB e a SBPC estão unidas desde sua criação”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO – A Programação Científica será composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessão de vídeo-pôsteres. Tradicionalmente, os principais candidatos à Presidência da República são convidados para um debate com a comunidade científica. O evento contará também com atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), além da SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e a SBPC Inovação.

De forma experimental, a SBPC levará à UnB atividades do programa SBPC vai à Escola, destinadas aos estudantes e professores da educação básica. O evento encerra-se com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.