PLANEJAMENTO

Previsto para acontecer nos quatro campi, evento fará parte da programação dos 60 anos da Universidade de Brasília

Da Ascom, Gabinete da Reitoria | 06 de October de 2021
Representantes da UnB e da SBPC dialogaram sobre atividades para o encontro, que deve ocorrer em julho de 2022. Imagem: Reprodução

Painéis, mesas, palestras, pôsteres, minicursos, premiações e uma diversidade de ações irão compor a programação da 74ª Reunião Anual Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), prevista para ocorrer em julho de 2022. Os detalhes da organização foram discutidos com as comissões e subcomissões locais, com a presidência da SBPC e com a equipe da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), em reunião virtual, na terça-feira (5).

“Esperamos que seja um encontro memorável e que fique para a história da SBPC e da UnB. Que seja capaz de mobilizar a sociedade, especialmente os jovens, para a ciência, para os problemas do país e para pensar o futuro”, disse a reitora da UnB, Márcia Abrahão. Docentes da UnB Planaltina, da UnB Gama, da UnB Ceilândia e do campus Darcy Ribeiro, além dos decanatos de Pesquisa e Inovação, Extensão e Pós-Graduação estão envolvidos na organização do evento.

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, lembrou que 2022, além de ser a comemoração dos 60 anos da UnB, é o ano do bicentenário da Independência do Brasil, do centenário de Darcy Ribeiro e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. “Minha expectativa é que, além do passado e do presente, possamos pensar o Brasil do futuro. Um país que tenha como insumos básicos os direitos humanos, a saúde e a educação”, disse.

ATIVIDADES – A ideia é que o encontro aconteça de forma híbrida, com momentos presenciais e remotos. Programações com grande número de pessoas, como a abertura e a assembleia, deverão acontecer em auditório do campus Darcy Ribeiro, com transmissão para telões espalhados pela Universidade e retransmitidos pela internet. “Estamos atentos ao cenário epidemiológico do Distrito Federal e do Brasil. Sabemos que essas definições só serão feitas mais próximo ao evento”, disse a reitora. Ações como a SBPC Jovem, a SBPC Cultural e a SBPC Vai à Escola estão sendo pensadas por professores da UnB.

O diretor vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Paulo Nicholas Nunes, reuniu-se com as equipes da SBPC e da UnB no mesmo dia. A FAP-DF vai mobilizar recursos do orçamento de 2022 para a realização da 74ª Reunião. “Para o Distrito Federal, é uma honra receber um encontro tradicional que reúne tantos cientistas brasileiros. O Governo do Distrito Federal estará empenhado para auxiliar no que for necessário”, afirmou. A previsão é apresentar mais detalhes do evento ao governador do DF, Ibaneis Rocha, ainda neste mês, pois a reunião anual da SBPC irá movimentar, além da própria UnB, a cidade e a região.